Mas existe uma explicação lógica e racional para tudo isso. O fato de você estar sentindo algo dentro de você não significa que é causado por algum ser que você acredita, no caso das Igrejas por exemplo, o ambiente é todo planejado nos mínimos detalhes para te derrubar emocionalmente, sem contar que muitos já vão com o sentimento e intenção de irem na Igreja para se comunicar com deuses. Sendo assim, é lógico que esse sentimento irá crescer dentro de você, fazendo você sentir algo.
Para simplificar, aqui vai uma lista de coisas que podem te fazer "sentir a presença do senhor":
- Música (letras): geralmente as letras falam tudo que queremos ouvir, é muito comum em músicas gospel ouvir a palavra "senhor", "salvador", "salvação". Pense em todas palavras que podem te confortar, tudo aquilo que você gostaria de ouvir principalmente nos momentos mais difíceis de sua vida. Pensou? Certamente muitas delas você vai encontrar em uma música gospel.
- Música (melodia): não basta ter uma letra bonita falando de sentimentos, dizendo que "o senhor está olhando e vai nos salvar", falando de Anjos e tudo aquilo que nos conforta, mas também a entonação, a maneira de cantar vai determinar o quanto aquela música irá mexer com você, o cantor cantar como se estivesse quase chorando, em forma de "pedir perdão" é a maneira mais eficaz de atingir o objetivo e "derrubar" uma pessoa emocionalmente, neste caso: os crentes.
- Ambiente (decoração): geralmente as paredes são pintadas com tinta branca que lembram o céu, e para os crentes o "paraíso" seria um lugar iluminado, o oposto das sombras, do preto, até aí tudo bem, maioria dos ambientes são pintados de branco. Quadros mostrando imagens de Jesus Cristo sendo crucificado fazem você relembrar cenas tristes e chocantes de qualquer filme sobre Jesus, onde o mesmo é crucificado. Outras imagens religiosas são espalhadas pelo ambiente, tudo isso diferencia aquele ambiente de qualquer outro, tornando o mesmo "especial".
- Pessoas (comportamentos): quanto maior o rebanho, mais difícil de controlar tantas ovelhas. Mas não nas Igrejas. Quando você entra para um grupo de pessoas onde todos tem o mesmo pensamento, comportamento e etc, a tendencia é que você vá a ser influenciado por esse grupo. Nas Igrejas o canto e orações em grupo, mãos para cima, pessoas tremendo, pessoas chorando, cada um com seu jeito, mas com um único objetivo, tudo isso irá mexer com você, seu comportamento será determinado pelas ordens do Padre/Pastor, mas principalmente das pessoas a sua volta.
As ultimas vezes em que eu fui a uma Igreja (antes de me tornar ateu), cheguei a chorar e comecei a notar o quanto esses fatores externos me afetavam, por sentir incomodo, acabei me afastando, pois não gosto que me manipulem.
O tal sentimento que muitos crentes dizem sentir, e chamam também de "milagre", na ciência é chamado de "efeito placebo".
Nenhum comentário:
Postar um comentário